Expressões Sonoras da Zona Sul, tem sua quarta edição, nesta semana


Foto: Mauro Scarpinatti - Grupo Macaia - Teatro Leopoldo Froés 2019


Da redação da Espaço


O Festival Expressões Sonoras da Zona Sul, terá a sua quarta edição nessa semana. O evento traz um painel expressivo da produção musical da Zona Sul de São Paulo, reunindo artistas de diversos gêneros que produzem e se apresentam principalmente no circuito cultural dito “alternativo” ou não comercial, como os saraus, coletivos, espaços culturais, praças, bares, ruas, enfim, onde a cultura e a música seguem resistindo à avassaladora onda de vulgarização e pasteurização.


O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Prefeitura de São Paulo. Tem produção de Mauro Scarpinatti e Márcio Balthazar da equipe da Espaço de Formação Assessoria e Documentação, ONG com sede em Cidade Dutra, que desde a sua fundação, em 1987, atua com educação, cultura, meio ambiente e que também promove toda última sexta-feira do mês o Sarau das Águas.


A primeira edição do Expressões Sonoras da Zona Sul aconteceu em 2015, no auditório do CEU Cidade Dutra. A segunda foi em 2019, no Teatro Leopoldo Fróes, do Centro Cultural Santo Amaro, e a terceira, em 2020, foi totalmente virtual, e a quarta nessa semana também será a distância, tendo em vista a pandemia de Covid-19. A transmissão será feita pelo canal Sarau das Águas no Youtube, e pelo Facebook do Centro Cultural Santo Amaro.


Algumas das atrações são de artistas e bandas históricas como o Grupo Fé, que nasceu no Grajaú no final da década de 1970, e de Salloma Salomão, músico, compositor, ator, professor, pesquisador de culturas negras e história da África. Além de músicos de diversas gerações que navegam com destreza pela boa MPB, misturando ritmos e estilos musicais diversos, como Samuel de Abreu, Arnaldo Afonso, o multi-instumentista Luiã Borges, Anabel Andres, Élio Camalle, Grupo Macaia liderado por Zé Marcio o kaipira Urbano, Yara Barros, e sua voz potente. Caroço e seu filho e Gabriel Fagundes, o flautista Karica e seu filho percussionista Cauê. O jovem raper M.Moneis, também revelado no Grajaú. A cantora e compositora Renata Lobo, com sua voz marcante e violão inconfundível. E a presença de Owerá Kunumi MC, jovem Guarani da aldeia do Crukutu, que em suas canções contemporâneas dialoga com a cultura, a música e todo o universo da ancestralidade indígena e as históricas lutas dos povos originários.


Se você gosta de diversidade e boa música acompanhe o Expressões Sonoras da Zona Sul 2021, está imperdível. Veja a programação:


Transmissão:


Yotube Sarau das Águas - @saraudaságuas

Facebook Centro Cultural Santo Amaro - @ccsantoamaro



17/11 - quarta-feira à 19h

- Grupo Fé

- Owerá Kunumi MC

- Samuel de Abreu

- Arnaldo Afonso


18/11 - quinta-feira à 19h

- Salloma Salomão e banda Andaluz

- Anabel Andres

- Élio Camalle

- Luiã Borges


19/11 - sexta-feira à 19h

- Yara Barros

- M.Moneis

- Renata Lobo

- Caroço e Gabriel com Karica e Cauê

- Grupo Macaia

Posts Em Destaque
Posts Recentes