ABRAÇO GUARAPIRANGA


O Abraço Guarapiranga  é uma iniciativa de organizações da sociedade civil,  de técnicos e pessoas comprometidas com a defesa do meio ambiente e a  preservação dos mananciais que foram reunidos pelo Programa Mananciais mantido pelo  Instituto Socioambiental (ISA), no Seminário Guarapiranga 2006, ano do primeiro centenário da Represa. Ao término deste evento promoveu-se  o ato simbólico do Abraço à Guarapiranga.


A bem sucedida experiência do primeiro Abraço à Guarapiranga levou à repetição do ato nos anos seguintes. A cada edição o evento foi ganhando importância, transformando-se numa referência na luta pela preservação dos mananciais de São Paulo.  

 
O Abraço ocorre sempre entre a última semana de maio e primeira de junho, no Parque da Barragem (av. Atlântica s/n - Capela do Socorro e no Parque Ecológico Guarapiranga - Estrada da Riviera, 3286 - M'Boi Mirim). Até 2014, foi realizado também, no Solo Sagrado em Parelheiros, mas por questões operacionais deixou de acontecer naquele local.  


Buscando refletir o momento, a cada ano é escolhida uma frase-tema para o Abraço. Em 2016 a frase-tema foi: Água Limpa e saneamento é saúde. Exija, pratique!
 
 
A Rede de Olho Nos Mananciais tem os seguintes objetivos: 


Informar a população sobre a situação das suas fontes de água e mobilizar os consumidores de água para a recuperação e preservação dos mananciais;
Conscientizar as pessoas de que a conservação da água é uma responsabilidade de todos;
Fornecer dicas de consumo responsável que possam ser adotadas no cotidiano das pessoas;
Promover ações públicas para alertar sobre a situação dos mananciais e exigir a preservação das fontes de água.

Histórico da rede

O trabalho do Instituto Socioambiental com os mananciais teve início em 1996. A experiência acumulada nesse tempo levou o ISA,  à lançar, no final de 2007, uma ampla campanha de mobilização da população da Grande São Paulo com uma agenda positiva de conservação da água, denominada De Olho nos Mananciais.
A Campanha, em pouco mais de um ano de existência, desenvolveu importantes ações, entre elas: site interativo que permite que os habitantes da cidade saibam de onde vem a água que bebem.


Apesar do êxito de suas ações, em 2009 o ISA se viu obrigado a encerrar suas atividades com mananciais devido a cancelamento de contratos de patrocínio. Desde então, um conjunto de organizações parceiras tem dado continuidade à mobilização em defesa das fontes d’água da Região Metropolitana de São Paulo.

Acesse: www.abracoguarapiranga.org.br/

espaco_rodape_2.png