top of page

SOBRE A ESPAÇO

A Espaço Formação Assessoria e Documentação é uma organização não governamental (ONG), sem fins econômicos-financeiros, oficialmente fundada em 17 de março de 1987.  É resultado do esforço coletivo de um grupo de pessoas que tiveram suas trajetórias marcadas pelas lutas de resistência democrática travadas no período do regime autoritário implantado no país em 1964.

A Espaço foi criada para ser um instrumento de intervenção qualificada e organizada no processo de lutas e conquistas de direitos socioambientais coletivos que emergiram a partir da redemocratização política do Brasil.

Nesse sentido, a Espaço esteve presente e contribuiu com as mobilizações populares ocorridas no período de elaboração da Constituinte Federal (1987/1988), contribuiu com os debates sobre o Programa Guarapiranga (lançado 1991), é fundadora do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Fboms), é filiada à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), coordena a Rede de Olho nos Mananciais e o Abraço à Guarapiranga, integra a Aliança Pela Água, o Fórum Paulista e o Fórum Brasileiro de Educação, entre outras articulações. 

 

MISSÃO:
Promover a defesa do meio ambiente em toda a sua diversidade, o patrimônio cultural e os bens e direitos sociais.
Desenvolver ações por meio de projetos, estudos e pesquisas visando a formação, educação, participação democrática e a sustentabilidade socioambiental.

VISÃO:
A Espaço acredita ser possível um mundo com menos desigualdade social e mais respeito à diversidade ambiental e cultural, onde seja assegurada ampla participação dos cidadãos nas decisões e gestão das políticas públicas.

VALORES:
Solidariedade;
Respeito à diversidade;
Pluralidade;
Equidade;
Dignidade da pessoa humana; 
Transparência;
Cooperação; 
Protagonismo Social; 
Direito à inclusão social;
Educação.

ESTRATÉGIAS

Para concretizar a visão e missão, tendo como base os valores, a Espaço estabeleceu como estratégicos os seguintes elementos:

Nortear sua atuação visando contribuir com o aprimoramento da democracia e do controle público das instituições e das políticas públicas e ou privadas, voltadas às áreas de sua atuação preferencial: Educação e Meio Ambiente.

Incentivar, estabelecer, integrar parcerias redes fóruns e outras formas de articulações visando ações que promovam desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental. 
Promover e incentivar o diálogo entre atores sociais buscando o respeito a diversidade cultural e ao meio ambiente.

Realizar estudos e pesquisas, privilegiando metodologias participativas, para subsidiar as ações da Espaço de outras organizações sociais.

Histórico de Atividade

1.png
2.png
3.png
4.png
bottom of page