top of page

Nosso Norte é o Sul: CCBB traz Torres García para SP

  • Mauro Scarpinatti
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Exposição gratuita tem quase 500 itens do artista uruguaio, referência latino-americana en arte moderna


ree

Torres García defendia que os artistas da América Latina desenvolvessem uma arte própria sem depender das influências europeias e norte-americanas. Imagem: Museo Torres García





As obras do artista uruguaio Joaquín Torres García, criador da famosa gravura da América Latina invertida, serão exibidas gratuitamente no Centro Cultural Banco do Brasil, de 10 de dezembro até 9 de março. Confira detalhes sobre a exposição de Joaquín Torres García.


Exposição internacional Joaquín Torres García – 150 anos chega ao Brasil no CCBB


Uma exposição inédita no Brasil desembarca no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, comemorando a trajetória de um dos pilares da arte moderna na América Latina.


A exposição internacional Joaquín Torres García – 150 anos, inédita no Brasil, celebra a trajetória de um dos mais famosos nomes da arte moderna na América Latina, com cerca de 500 itens, entres obras e documentos, incluindo pinturas, manuscritos inéditos, maquetes, desenhos e os célebres brinquedos de madeira produzidos pela família do artista uruguaio.


É a primeira vez que esse conjunto tão amplo e diversificado do artista é apresentado no Brasil, com peças que deixarão pela primeira vez as reservas técnicas do museu uruguaio, revelando ao público aspectos pouco conhecidos da produção do artista.


Com curadoria de Saulo di Tarso em colaboração com o Museo Torres García, a mostra aprofunda o entendimento sobre o “universalismo construtivo” e apresenta Torres García como um pensador de alcance global.

Ilustração do uruguaio Joaquín Torres Garcia que ilustra o artigo “Escuela del Sur”, de 1935, que propunha a inversão de referências: ao invés da Europa e EUA, seria a América Latina. | Crédito: Joaquín Torres Garcia
Ilustração do uruguaio Joaquín Torres Garcia que ilustra o artigo “Escuela del Sur”, de 1935, que propunha a inversão de referências: ao invés da Europa e EUA, seria a América Latina. | Crédito: Joaquín Torres Garcia

A pedagogia do Taller Torres García, que defendia que os artistas da América Latina desenvolvessem uma arte própria sem depender das influências europeias e norte-americanas, também é explicada na exposição. A proposta era incentivar cada artista a buscar suas raízes, símbolos e referências locais, criando uma produção mais autêntica e conectada com a cultura do continente — algo que dialoga diretamente com a seleção presente na exposição.


Instituições como o Museo Torres García (Uruguai), o Museu d’Art Contemporani de Barcelona (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona), o Institut Valencià d’Art Modern [Instituto de Arte Moderna de Valência], o Museo de la Solidaridad Salvador Allende (Chile), além de coleções brasileiras como o MASP e a Pinacoteca de São Paulo, contribuem com empréstimos essenciais.


Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e patrocínio da BB Asset.



Serviço

Exposição internacional Joaquín Torres García – 150 anos

  • Quando: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

  • Local: CCBB SP – Prédio Histórico

  • Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro – SP

  • Entrada gratuita

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page